Saberes - Consultoria e Assessoria Educacional - Projetos para aprimoramento de profissionais da educação

Depoimentos

Confira abaixo algumas palavras de diversos profissionais sobre a Saberes!

Prof. Dr. César Nunes*

César Nunes (Professor Livre-Docente da UNICAMP)

(*) Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela UNICAMP, Livre Docente no Departamento de Filosofia e História da Educação (UNICAMP); Coordenador Adjunto do Grupo de Filosofia e História da Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDÉIA.
"Conheci a Saberes em meados da década passada.
Lá se foram alguns anos de parcerias e partilhas. Chamo partilhas essas nossas saudosas e ricas atividades comuns, pois tanto eu quanto os amigos e amigas da Saberes estávamos começando a trilhar essa estrada, de promoção e formação na Educação e de defesa da Escola e do Professor!
Recebi sempre o apoio e o acolhimento da Saberes, gente séria e comprometida, nesses desafiadores anos de exitosas lutas e fecundas searas. Nas andanças e nas conversas sempre tivemos a melhor atenção e o pleno diálogo, a serena condução para o esclarecido entendimento.
Nos eventos e nos encontros, regionais e nacionais, nas palestras e debates, a Saberes sempre esteve fiel e sólida na retaguarda segura, nos bastidores atentos, produzindo as melhores condições para que eu pudesse desenvolver minhas ideias e apresentar minhas reflexões sobre Educação.
Toda minha experiência se sustentava sobre a criteriosa coordenação, o adequado planejamento e a franca disposição da Saberes, a palmilhar essa miríade de cidades e instituições com sua atenciosa mediação e presença!
Só posso, então, registrar nesse auspicioso espaço, com profunda satisfação, meu depoimento de singular admiração e de fraterna saudação à Saberes, por suas realizações e compromissos, éticos, pedagógicos e institucionais.
Uma Consultoria de luzes próprias e de brilho inconfundível, a suscitar nas pessoas e instituições o respeito à Educação e ao ofício de ensinar e aprender!"

Prof. Ms. Celso Antunes*

Prof. Ms. Celso Antunes

(*) Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Especialista em Inteligências e Cognição. Especialista em Técnicas de Ensino e Aprendizagem.
"Quando o elevado profissionalismo se junta ao afeto e amizade e quando a organização e responsabilidade se superam e materializam a alta qualidade não é difícil descobrir que é do grupo SABERES em quem se está pensando e quem está de forma notável transformando em excelentes realizações os compromissos que assume."

Profª. Drª. Mônica de Ávila Todaro*

Profª. Drª. Mônica de Ávila Todaro

(*) Pedagoga e Doutora em Educação pela UNICAMP, com longa experiência no ensino superior e no ensino público na Educação de Crianças, Jovens, Adultos e Idosos. Atualmente é escritora pela Editora Papirus, consultora da Saberes e Diretora da EJA da Secretaria de Educação de Itatiba/SP.
"O que são saberes? O termo nos remete a todo o tipo de conhecimentos: não apenas os "escolares". Reconhecer que TODOS possuem saberes é, no meu ponto de vista, uma tarefa de todo bom educador. É, também, a intenção que permeia todo ato educativo organizado pela SABERES.
Por isso sou parceira e faço parte deste grupo de pessoas que se ocupa da utopia de transformar a sociedade, por meio da educação. Quando o profissionalismo e o amor se juntam, os frutos vêm na forma de encontros e diálogos que acontecem entre novos e antigos amigos. Digo isso, porque por onde passo (ou já passei) com a SABERES tenho a grata satisfação de trocar ideias e ideais. Ao sair dos congressos alimentada, busco estudar e publicar mais a fim de aprimorar minha busca pelos saberes que estão no mundo."

Prof. Ms. Marcos Meier*

Prof. Ms. Marcos Meier

(*) Licenciado em Matemática pela Univ. Federal/PR, Bacharel em Psicologia e Psicólogo pela Univ. de Tuiuti/PR, com especialização em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Mestre em Educação pela Univ. Federal/PR (2004). Professor de pós-graduação da PUC-Paraná. Experiência na área de Educação, nos temas: psicologia, feuerstein, educação, mediação da aprendizagem e inteligência espiritual. Palestrante nacional e internacional sobre formação de professores, interação professor-aluno, educação de filhos e relacionamentos nas empresas.
"Olá meus queridos. Gostei muito de ter participado de alguns dos eventos promovidos e organizados por vocês.
É muito bom ver o profissionalismo sendo enriquecido com vínculo.
Sempre me senti muito bem acolhido e pude perceber que o valor que vocês dão ao ser humano fica visível na forma como tratam as pessoas simples acolhendo-as. Além disso os temas educacionais foram muito relevantes e quem participou pode se atualizar com profundidade e alegria, marca de vocês.
Um grande abraço e até o próximo ano."

Profª. Drª. Sandra Bozza*

Profª Drª Sandra Bozza

(*) Graduada em Letras Português/Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977). Especialista em Ciências Sociais da Educação (2001). Atualmente é professora no ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba/PR. Professora de Pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, aprendizagem, letramento, educação e leitura.
"Ser convidada para participar de eventos promovidos pela SABERES é um privilégio, pois a alma desta empresa está nas mãos de uma EDUCADORA, e isto faz toda a diferença.
Em épocas em que o ranking de municípios e de escolas determinam maiores ou menores verbas públicas para a Educação, não se pode ignorar que esse fato suscita a cobiça de muitas empresas cujo compromisso nem sempre é com a melhoria do ensino. Trabalhar com a Formação Continuada em nosso país carece de compromisso, ética e competência. É isso que me agrada na SABERES. Sempre abrirei espaço em minha agenda para essa parceria."

Prof. Cezar Braga Said*

Prof. Cezar Braga Said

(*) Pedagogo pela Universidade Iguaçu, e Psicólogo pela Univ. Estácio de Sá, mestre em Educação pela Univ. Federal/RJ. Lecionou no ensino fundamental e médio, atuando na formação de professores em diferentes licenciaturas, com ênfase em Filosofia da Educação, Psicologia da Educação e Didática. Autor de livros de literatura infanto-juvenil, espiritismo e psicologia (autoconhecimento). Artigos publicados na Revista Aprendizagem. Palestrante em escolas públicas, particulares, e em congressos de educação em vários estados brasileiros. Blog: cezarsaid.com
"Trabalhar com a Saberes é algo muito prazeroso e especial. São organizados, possuem uma proposta pedagógica e valorizam seus parceiros. Conseguem conjugar competência com simplicidade, compromisso com afeto. O ser humano é prioridade para a Saberes."

Prof. Pachecão*

Prof. Pachecão

(*) Mineiro, natural de Laranjal, José Inácio da Silva Pereira, o Professor Pachecão, é sinônimo de alegria, criatividade, e irreverência. Engenheiro mecânico, com pós-graduação em gestão de negócios pela UFMG, Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela FGV é, atualmente, mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Leon da Espanha. Participou dos principais programas de auditório: Brasil Legal, Jô Soares Onze e Meia, Domingão do Faustão, Programa Livre, Programa da Hebe, Sem Censura, Xuxa, Angélica entre outros, se transformando no professor mais famoso do Brasil. Professor Pachecão percorre o Brasil realizando palestras motivacionais, somando mais de 130 palestras em 2010.
"Olá amigos da SABERES. Foi uma experiência super gratificante trabalhar com vocês. Fizemos dois trabalhos juntos e percebi o quanto vocês são profissionais e amam o que fazem. O primeiro foi no 5o Congresso de Educação na cidade de Tatuí com o tema O VALOR SOCIAL DA EDUCAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE. Meu objetivo neste encontro foi provar aos meus amigos professores a importância do nosso trabalho. Levei fotos e documentos que comprovaram a transformação que a educação promoveu na vida de um menino do interior. Conversamos por umas duas horas e durante esse tempo frisamos que mais vale uma cabeça benfeita do que uma cabeça cheia.
Mostrei também que a nossa profissão é uma das belas do mundo. Transformamos vidas. As outras profissões também transformam, mas nós transformamos no atacado, enquanto as outras, no varejo. Somos educadores. Educamos o maior predador do mundo. A única espécie que precisa de normas de conduta para que seus indivíduos vivam em harmonia entre si e com os seres de outras espécies. Trabalhamos com o único bicho do planeta que precisa do supérfluo para viver.
O segundo encontro nosso foi em Alumínio, ali tentei compartilhar com todos eles o que representou para mim a sala de aula. Foi nela que me descobri gente. Quando aluno, aprendi na convivência com os meus colegas de turma e com os meus professores o que foi de mais vital em minha vida: aprendi a ler as outras pessoas, a me encaixar em tribos, a distinguir os amigos verdadeiros dos passageiros, a diferenciar rumores de fatos, encaixes provisórios de relações permanente. Fui inspirado a continuar estudando sozinho o que deixei de aprender dentro dela, mas que me chamou muito a atenção: Física, Química, Matemática e Filosofia também.
A essência do Trabalho da SABERES, pelo que percebi, é mostrar aos professores que não existem ocupações insignificantes nem banais quando o trabalho é executado por pessoas extraordinárias. E eles são extraordinários, precisam apenas acreditar nisso.
Que PAPAI DO CÉU vos abençoe
Forte abraço"
Pachecão

Profª. Drª. Heloisa Lück*

Profª Drª Heloisa Lück

(*) Mestra e Doutora em Educação pela Columbia University em Nova York, com pós doutorado em pesquisa e ensino superior pela George Washington University. Realiza ações de formação profissional, consultoria e pesquisa junto Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado. Publicou pela Editora Vozes 10 livros, dentre os quais a série Cadernos de Gestão. Foi consultora do Conselho Nacional de Secretários de Educação, no qual coordenou projetos de repercussão nacional, entre eles o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e a Revista Gestão em Rede.
"Trabalhar com o Instituto Saberes representa para mim uma experiência extremamente gratificante, porque tudo é feito com muita competência, cuidado, trabalho articulado e valorização humana. Seus eventos são realizados a partir de um cuidado muito grande com a unidade conceitual e princípios educacionais sérios, envolvendo, dessa forma um grande período de interlocução, que muito contribui para o desenvolvimento de quem nele se envolve. Durante os eventos, há uma grande mobilização de uma equipe muito bem afinada, no sentido de que todos os participantes possam tirar o melhor proveito das capacitações oferecidas, de modo que, por seu melhor aproveitamento possam vir a prestar melhores serviços educacionais nas instituições em que atuem.
É por essas razões que me sinto honrada e feliz em participar como amiga e parceira da Consultoria Saberes."

Srª. Lala Deheinzelin*

Srª. Lala Deheinzelin

(*) Especialista mundial em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável. Perfil transdisciplinar condutor do desenvolvimento de metodologias próprias: Economia Criativa + Sustentabilidade + Futuro + Inovação. Palestrante e consultora internacional para governos, instituições de fomento e organismos multilaterais, através de sua empresa Enthusiasmo Cultural (www.enthusiasmo.com.br). Criou e coordena o movimento iberoamericano Crie Futuros, para criação de futuros desejáveis (www.criefuturos.com). Assessora sênior da Unidade especial de Cooperação Sul-Sul, das Nações Unidas; fundadora do Núcleo de Estudos do Futuro da Univ. Católica de São Paulo e conselheira do Instituto Nacional de Moda e Design do Calendário Oficial da Moda Brasileira. Articulista das revistas Arc Design e Comunicação 360o , além de diversos portais digitais.
"Achei os temas trabalhados muito interessantes. É importante ver que existem pessoas pensando de forma transversal, unindo diferentes linguagens e indivíduos e desenvolvendo conhecimento e ferramentas que possam facilitar trabalho e ações conjuntas.
É sempre um prazer estarmos juntos e espero outra oportunidade em temas como futuro, sustentabilidade, educação e economia criativa.
Abraços."

Profª. Drª. Thereza Penna Firme, Ph.D.*

Thereza Penna Firme, Ph.D

(*)Formou-se em Psicologia Clínica (PUC/RIO), Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin, USA, Mestre em Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, USA e Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia. Especial formação acadêmica no campo da avaliação. Tem experiência Nacional (área pública e privada) e Internacional (USAID, OEA, BID, BANCO MUNDIAL, UNICEF, PAHO, UNESCO) como Conferencista, Consultora e Avaliadora. É atualmente Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO e membro da American Evaluation Association.
"SABERES responde com ousadia e competência ao clamor de Paulo Freire no seu magistral elenco de “Saberes necessários à prática educativa em Pedagogia da Autonomia (1996)” - seu canto de despedida antes de partir para a Eternidade de onde, por certo, vigia nossa fidelidade à convicção de que “a mudança é possível”. “Saberes” provoca, incentiva e abre um imenso espaço para a reflexão e a capacitação plena do educador em toda a sua trajetória, na conquista dos ideais mais elevados da educação de crianças e jovens, em estupenda reconstrução de um mundo verdadeiramente humanizado e harmonizado com sua suprema missão celestial.
Sinto-me honrada e grata de compartilhar meu saber com Saberes. "

Sr. Eduardo Shinyashiki

Sr. Eduardo Shinyashiki

Palestrante, consultor, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação. Especializado em Preparação Psicológica de Equipes de Alto Rendimento, em uma trajetória acadêmica dedicada ao estudo e à pesquisa dos aspectos emocionais, mentais e físicos do ser humano. Desenvolveu palestras e treinamentos no Brasil e na Europa desde 1983, em diversas empresas e organizações, em campos diferenciados como: Educação, Comunicação, Liderança, Motivação, Desenvolvimento Humano e Organizacional. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos. Colabora periodicamente com artigos e entrevistas para os mais importantes veículos de comunicação do país, é colunista da Revista PSIQUE e autor dos livros “Viva como Você Quer Viver” e “A Vida é um Milagre”.
"Toda experiência que tive com a equipe da Saberes foi de extremo carinho e profissionalidade. São pessoas comprometidas com a mesma missão: a importância da educação como base da construção do cidadão. Por isso, me sinto honrado por poder participar dos projetos de vocês, onde sempre pude acompanhar e presenciar os muitos corações tocados e os grandes resultados atingidos.
Profissionalismo e seriedade em promover ações e eventos voltados para a área da educação são características desta missão da Saberes. Se os desafios são grandes, o comprometimento, a dedicação e a força são ainda maiores.
Parabéns por semearem e zelarem cada vez mais pela educação e os valores humanos. Também fico admirado com a capacidade que a Saberes tem de proporcionar às pessoas eventos tão bem organizados e importantes. Fico muito feliz por poder expressar todo o meu carinho e admiração por essas pessoas maravilhosas que sempre caminham para o bem. Além de profissionais fantásticos, todos são seres humanos maravilhosos!
Um forte abraço,
Eduardo Shinyashiki "

Profª. Drª. Luciana Maria Caetano*

Profª. Drª. Luciana Maria Caetano*

(*) Pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Psicologia da USP. Realiza pesquisas sobre desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes, avaliação psicológica, relação escola-família, relação pais e filhos. Autora dos livros “O conceito de obediência na relação pais e filhos”, “Dinâmicas para a reunião de pais e professores”, "Temas atuais para formação de professores", "É possível educar sem palmadas" (no prelo) pela Editora Paulinas. Atua como professora universitária e também realiza trabalhos direcionados à formação de pais e professores, ministrando cursos, oficinas e palestras.
"O professor é um profissional muito especial! Independentemente do tema da minha palestra, o trabalho com a Saberes me proporciona a possibilidade de investir nesse profissional de essencial importância para a sociedade que é o professor. O trabalho da Saberes é sempre realizado com muita qualidade, mas essencialmente com compromisso, respeito e carinho pelo profissional da educação. Antes de palestrante e escritora, sou Professora também, e a parceria com a Saberes, me oferece a alegria da partilha de minhas experiências, meus estudos e minhas esperanças e principalmente, a oportunidade de lutar pela valorização do professor, através daquela que é a principal conquista de um educador: o domínio do conhecimento. Muito obrigada à Saberes! Sinto-me honrada de fazer parte dessa equipe."

Prof. Dr. Vitor Henrique Paro*

Prof. Dr. Vitor Henrique Paro*

(*) Mestre e livre-docência pela USP, doutor em Educação pela PUC-SP. Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da USP, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (GEPAE). Atua na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Coordenou 15 pesquisas, estando, no momento, executando o projeto sobre As Dimensões da Prática Administrativa do Diretor Escolar do Ensino Fundamental diante do Caráter Político-Pedagógico da Escola. Sua linha de pesquisa é Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar. Compõe o corpo editorial de 8 periódicos, além do Conselho Editorial (Educação) da Editora Cortez.
"A participação como palestrante em evento promovido pela Saberes é uma experiência muito prazerosa. A Saberes apresenta uma competência e uma seriedade em suas realizações que são altamente elogiáveis e que revelam, em grande medida, seu compromisso com o ensino de qualidade e com a formação profissional dos educadores. Alia-se a esse senso de responsabilidade social a forma simpática e agradável com que todo o processo se desenvolve. A cordialidade dos profissionais da Saberes, sua competência e simpatia em atender os educadores, e o profissionalismo com que se aplicam a suas tarefas e atribuições têm o poder de criar as condições para um trabalho de muito boa qualidade. É um prazer colaborar com a Saberes Consultoria e Assessoria Educacional. Estarei sempre à disposição."

Tião Rocha*

Tião Rocha*

(*) Antropólogo, educador popular, folclorista e mineiro. Fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD, organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG. Considerado “exemplo de modelo educacional para os países do 3º Mundo” pela OMEP -Organização Mundial de Educação Pré-Escolar, no Congresso da Tchecoslováquia, 1987. Grande vencedor do 1º Prêmio Itaú-Unicef “Educação & Participação”, em 1995, “como a melhor e mais efetiva contribuição para a escola pública brasileira”. Responsável pela criação da Cooperativa “Dedo de Gente” dos produtores artesanais e indústrias caseiras do centro e norte de Minas Gerais, a 1ª cooperativa brasileira formada por jovens e mulheres participantes de fabriquetas comunitárias.
"Ter pessoas e empresas comprometidas com o desenvolvimento educacional de nosso país, é fundamental para se construir o século XXI digno, para todos e sem exclusão. Isto só é possível se juntarmos os novos e necessários "saberes, fazeres e quereres" de nossa nação. Creio que é nisto que a "Saberes" acredita e promove. O encontro de pessoas e ideais que promovam as transformações que necessitamos fazer com diversidade e solidariedade."
Voltar

Consultoria e Assessoria Educacional Saberes
Rua 7 de setembro, 468, sala 3, Centro - Salto/SP
E-mail para contato: saberes@saberes.com.br
Fones: (11) 4021-0017 || (11) 4602-2300 || (11) 7481-9666
Desenvolvimento: KR Comunicação Integrada || Layout: Robson Rossi
Selo de validação em conformidade às regras do HTML5